Eutrofização em Portugal

Lagoa das Sete Cidades – Açores 

A Lagoa das Sete Cidades localiza-se na ilha de S. Miguel, nos Açores e é constituída pela Lagoa Azul e pela Lagoa Verde. A sua bacia hidrográfica está ocupada por pastagens permanentes, florestas, zonas agrícolas e áreas sociais. Um dos problemas que mais a marca é a eutrofização. A qualidade da água da Lagoa das Sete Cidades tem vindo a degradar-se bastante devido, também, à desfloração dos solos para explorações agro-pecuárias intensivas que ocorrem dentro das suas bacias hidrográficas mas principalmente devido ao excesso de nutrientes que são arrastados.

Segundo muitos especialistas, a densidade fitoplanctónica tem vindo a aumentar nas lagoas verificando-se uma maior predominância de cianobactérias que é mais elevada na Lagoa Verde.

A eutrofização ocorrida nestas lagoas pode ser observada pelo aparecimento de espumas superficiais, diminuição da transparência das águas, desenvolvimento excessivo de algas, cianobactérias e de plantas macrófitas flutuantes ou enraizadas e também pelo enriquecimento de elementos nutritivos. Apesar da água proveniente destas lagoas não serem utilizadas para consumo humano, a sua utilização em fins recreativos poderá originar vários e graves problemas de saúde.

images (31)

Lagoa das Sete Cidades – Açores

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s