Parâmetros de qualidade da água

A água no estado puro é muito difícil de ser encontrada na Natureza. Logo que ocorre a condensação, começam a ser dissolvidos na água, por exemplo, os gases atmosféricos. Assim, torna-se necessária a existência de parâmetros para caracterizar a qualidade da água. Os parâmetros podem ser:

  • Físicos: cor, turvação, temperatura, sólidos, sabor e odor. São avaliados em escalas próprias;
  • Químicos: salinidade, dureza, alcalinidade, teor em ferro, teor em matéria orgânica, teor em nitratos, etc. São normalmente medidos em termos de concentração (mg/L);
  • Biológicos: densidade populacional de determinados organismos.

No que respeita à presença de microrganismos patogénicos na água, dada a sua grande diversidade, a detecção individualizada torna-se uma tarefa complexa. Assim, é mais fácil inferir da sua existência a partir da presença de matéria fecal na água. As bactérias que são utilizadas como indicadores da presença de matéria fecal são os coliformes fecais, microrganismos que vivem no intestino humano e de outros mamíferos. A identificação destas bactérias é um indicador de que o meio hídrico foi contaminado por matéria fecal e pode conter outros organismos patogénicos. A OMS recomenda que na água destinada ao consumo humano o parâmetro referente à presença de coliformes fecais seja zero.

.Imagem

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s